top of page

Escrever para transformar.

Acompanhe meus textos e as novidades!

Prometo não encher sua caixa de e-mails nem enviar spam.

  • Foto do escritorMatheus de Aguiar Soares Lima

8 podcasts para quem diz que não tem tempo para nada


Viver em uma grande metrópole como São Paulo parece ser um grande sonho para alguns e realmente é fantástico, são inúmeros eventos todos os dias, novidades todas as semanas, um leque de coisas para se fazer, para todos os gostos e todos os bolsos (sim, não em suas devidas proporções mas admiro muito São Paulo por suas diversas iniciativas de valores acessíveis ou até mesmo de graça).


Entretanto nem tudo são flores (ainda bem), viver em grandes centros também tendem a ser estressante e principalmente tumultuado, são horas de congestionamento e conduções abarrotadas de pessoas, o típico drama cotidiano de quase todo paulistano.


Bom, eu não escapei dessa estatística, a rotina acelerada, o bombardeio de informações a cada segundo, transito e transporte público cada dia pior, fazia-me sentir ao final do dia um cansaço mental e físico que tornava-se um fardo eu chegar em casa, lidar com tarefas domésticas e ainda ter tempo para estudar algo ou ler um livro.


Foi ai que eu me interessei pelos podcast, já conhecia alguma coisa mas nunca fui um ávido ouvinte e só então, depois de me sentir estagnado e preso em minha própria bolha, que comecei a trocar "horas perdidas” de locomoção por momentos mais produtivos ao longo do meu dia.


Resolvi mudar! Hoje volto andando para casa do trabalho, são uma hora de caminhada que consigo alinhar bem estar com conhecimento.


Se você ainda não sabe, podcast é uma mídia digital de transmissão de informação, que vem crescendo em todo mundo, principalmente no Brasil. É muito similar ao rádio (geralmente são reproduzidos por áudios) e sua principal diferença é que o conteúdo é sobre demanda, você pode ouvir online ou baixar e escutar quando quiser.


Existem milhares de plataforma que reproduzem os Podcasts e o mais comum é o Spotify, portanto é possível ouvir no carro, no computador, no tablet ou celular.


Separei abaixo os podcasts que mais ouço, para você que assim como eu acredita que 24 horas é pouco tempo para um dia.


 1º -Vozes em debates –CBN

O vozes é um dos meus podcast favoritos, são uma espécie de áudio documentário, com foco em contar histórias e provocar reflexões profundas com temas sempre muito atuais. Uma verdadeira aula sobre empatia e sociologia. 


2º - Sinapse 

Pedro e Greg (do canal do youtube “Ciência todo dia”) comanda esse podcast com conversas e debates bem humorados voltados para ciência, física, tecnologia e curiosidades em geral de forma simples e didática.


3° - 6 minute English

6 minute english é um programa de podcast da BBC que de maneira didática e rica em conteúdo é uma ótima opção para quem quer ampliar o vocabulário e treinar sua capacidade de ouvir e entender em inglês. Serão 6 minutos longe das redes sociais que te farão muito bem.


4º - Braincast

O Braincast é um ótimo podcast que debate criatividade e inspiração na publicidade, internet, entretenimento, negócios, social media e comunicação digital.


5º - Tribos de Marketing

Este é um podcast recente com ainda poucos episódio mas mesmo assim extremamente interessante, ouvi várias vezes os mesmos episódios afim de memorizar tudo que foi dito. Não só sobre Marketing, Fernanda Belfort fala sobre comunicação, produtividade, negócios e publicidade. Super recomendo!


6º - Nerdcast

Com mais de 10 anos produzindo conteúdo o Nedcast é um ótimo podcast voltado para o mundo Geek mas não só. Pautado por diálogos bem humorados, Alexandre "Jovem Nerd" Ottoni e Deive "Azaghal", abrangem os mais diversos temas que vão de tecnologia, games, literatura, a negócios, ciência, cinema e afins.


7º - Xadrez Verbal

O podcast do Xadrez Verbal é um semanário de política internacional que traz toda semana as principais notícias, com análises, críticas, convidados e espaço para debate.


8º - Academia CBN com Mário Sérgio Cortella

O professor e filósofo Mário Sérgio Cortella dispensa apresentações, considerado como um dos maiores intelectuais contemporâneos. O Cortella tem um espaço na rádio CBN, onde diariamente compartilha Reflexões e provocações sobre o cotidiano e as relações humanas.


E você, quais são os Podcasts que você mais escuta? Acha que é uma tendência que veio para ficar ou é apenas mais uma moda passageira?


Algumas empresas estão criando podcast para expandir sua comunicação, o que você pensa sobre?


Espero que tenham gostado do texto.

Um abraço

Matheus de Aguiar

34 visualizações0 comentário
bottom of page