Escrever para transformar.

  • Matheus de Aguiar Soares Lima

"Para quem não sabe para onde ir qualquer caminho serve".

Atualizado: 4 de Mar de 2019

Fim de ano costuma ser tempo de olharmos para trás e analisarmos o ano que passamos, além de projetar novas metas e objetivos para o próximo ano. Eae, já sabe onde quer chegar em 2019?


Estamos há poucas horas para mais um fim de ano, alguns animados, outros nem tanto, uns esperançosos, outros nem tanto e alguns tão indiferentes, imersos por um comodismo, que se deixam levar pela mercê do tempo e dos acontecimentos naturais das coisas.


De qualquer forma o fim de ano costuma ser um período de reflexão e análise, mesmo que superficial.


Fazendo um balanço de 2018, é indiscutível negar que, devido aos inúmeros escândalos, caos socioeconômico e político, tivemos um ano um tanto turbulento e desafiador, o qual conseguiu preocupar até os “marinheiros mais experientes”.


Em meio a um cenário de aflições e muitas dúvidas, de um futuro um tanto incerto, sem previsões palpáveis de uma exponencial melhora, como está o seu planejamento pessoal e profissional para o ano seguinte? Já parou para pensar nisso? Ainda não? Vai adiar até quando?


Geralmente as pessoas procuram por mudanças em apenas dois casos, primeiro, se estão incomodadas e/ou infelizes com a sua vida. No segundo caso, as pessoas procuram por mudanças quando estão insatisfeitas com os seus resultados e não são adeptas a permanecerem em sua zona de conforto, entretanto, isso não significa que estão infelizes.


A principal diferença entre os dois casos citados acima, é baseada no pilar fundamental da filosofia socrática “Conhecer a ti mesmo”, no segundo caso, você já tem pré-estabelecido os caminhos que quer tomar e aonde quer chegar. No primeiro caso, você muitas vezes é obrigado a mudar de forma forçada e dolorosa, o que pode dificultar e muito a mudança.


Esperar ficar doente e sem forças para ir ao médico é muito pior do que fazer visitas regulares ao mesmo, para descobrir como está a sua saúde e na pior das hipóteses, realizar um tratamento com muito mais calma e sem a necessidade de utilizar o pronto socorro.


Quem já assistiu o filme “Alice no país das maravilhas” deve se lembrar do momento em que Alice está perdida em uma trilha e se depara com o gato de Cheshire (o gato listrado e sorridente do filme), Alice pergunta ao gato, se ele pode ajudá-la com qual caminho ela deve tomar e o gato brilhantemente responde; “Isto depende muito do lugar para onde você quer ir!”, Alice retruca dizendo que isto não importa e o gato termina dizendo; “Se você não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”.


Desta perspectiva é um tanto assustador viver a deriva do acaso, esperando que coisas boas aconteçam. O futuro é nebuloso e incerto para cada um de nós, talvez "o inverno esteja chegando", mas uma coisa é certa, aquele que estiver falando inglês estará mais bem preparado, em relação aos que não falam, ou aquele quem fez a matrícula em um curso de pós-graduação, ou até mesmo aquele quem fez a matrícula em um curso técnico Senai, aos que deixaram os estudos fora das prioridades (claro, cada um em sua devida proporção).


Vamos deixar de lado este costume brasileiro de deixar as coisas para depois, "depois do ano novo", "depois do carnaval", "depois das férias" e etc.


Se quiser emagrecer, comece hoje, na sua próxima refeição. Se precisa de mais dinheiro, comece a poupar hoje, evitando gastos desnecessários. Se quer ser promovido, atualize-se e reveja sua postura no trabalho.


Comece hoje! É conteúdo o que não nos falta na internet! O youtube está cheio de vídeo aulas.


Aproveite a ida e a volta do trabalho para ouvir podcasts e aprender coisas novas todos os dias, enquanto aproveita o trânsito.


Existem milhares de e-books gratuitos e de boa qualidade, nas mais diversas áreas, disponíveis na Internet, sem mencionar as plataformas de cursos online, com valores abaixo de R$ 50,00 por curso e com certificação.


Pare de culpar o país, a empresa, o trânsito ou a falta de tempo! Você é o sócio majoritário da sua vida e ficará surpreso com seu potencial, basta apenas tirar um tempo para se conhecer melhor e olhar para dentro (óbvio que foco e força de vontade são características indispensáveis). Desligue-se um pouco do "mundo on" e foque em você!


Desejo-lhe perseverança e principalmente foco em 2019!

Um abraço.



98 visualizações0 comentário